A importância de trabalhar com o nome para dar início às reflexões sobre o sistema de escrita na Educação Infantil
Maria. João. Antônio. Cecília. Fernanda. Imagine se não tivéssemos um nome. No meio de milhões de outras pessoas, como seríamos diferenciados? A importância dessa palavra levou muitos linguistas e antropólogos a acreditar que a escrita foi fonetizada por causa dos nomes próprios, uma vez que os pictogramas não davam conta de codificá-los e registrar a diversidade de indivíduos. Atualmente, é difícil conceber uma sociedade que não utiliza o nome próprio para registrar a diferença – e, por conseguinte, a identidade – de cada membro.
Escrevendo o nome no Tux Paint
Qual é o seu nome?
Todo mundo tem um nome.
Diga lá qual é o seu.
Mariana, Rodrigo, Júlio e André,
O seu nome, qual é que é?
Eu tenho uma tia que se chama Raimunda.
Ela tem coceira na ponta do pé.
Quando ele tira o seu sapato,
Ai, meu Deus, mais que chulé!
E fiz um A, e fiz um N,
E fiz um G,
E fiz um E e fiz um L,
E fiz um A,
O que é que dá? Ângela!
E fiz um R e fiz um O
E fiz um M,
E fiz um E e fiz um U,
O no final o que é que deu?
Romeu!
Autor da Música: Marco Antônio Hailer
Referência:
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/nome-proprio/por-que.shtml. Acesso 16 de março de 2016
Disponívem em: http://atividadespedagogicas2.blogspot.com.br/. Acesso em 16 de março de 2016.
Maravilhoso.
ResponderExcluirObrigada Regina!
ExcluirMaravilhoso.
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