segunda-feira, 29 de maio de 2017

Linguagem Audiovisual: Movimento de Câmera

A câmera não registra a realidade apresenta é um recorte do mundo, um fragmento (pedaço), um olhar sob o objeto tratado. Na linguagem audiovisual, assim como nos textos escritos, transmitimos emoções para chamar a atenção do “leitor” através de imagens em movimento e sons (pessoas falando, música, sons da natureza ou ambiente).  






Usar o tripé
ü Conseguir estabilidade na imagem, em planos de longa duração por exemplo.
ü  Quando existem limitações no registro do espaço e de ações, personagens parados (fixos).
 Usar a câmera na mão
ü  Desejo uma imagem muito instável e com trepidações
ü  Para expressar a sensação de registro da realidade;
ü  Acompanhar personagens com perda de informação;
ü  Sem limites para o movimento

Movimentos de câmera

O ato ou efeito de mover a câmera é importantíssimo para quem deseja contar uma história no vídeo, não podemos esquecer que o movimento é o principal elemento na produção audiovisual. Sendo assim, saber os principais movimentos que podemos utilizar e/ou explorar em nossa câmera é imprescindível para chamar a atenção dos nossos futuros espectadores.  

Traveling (viajando)
        O movimento traveling (ou trav), a câmera esta em um carrinho sobre uma grua e percorre qualquer direção.  

Pode ser usado para:

ü  Deslocamento fora do eixo;
ü Imagem estável;
ü Acompanhar movimentação de personagens sem perda de informações, a exemplo do plano sequência;
ü  Limite de movimento.


Panorâmica
        Na panorâmica (ou pan) o movimento é horizontal para a direita ou para a esquerda.
ü  Imagens estáveis, eixo fixo;
ü  Grandes limites no registro de movimentos.

Tilt
        Quando o movimento é vertical tanto para cima quanto para baixo chamamos de tilt.

Câmera Subjetiva
Assume um dos personagens, passando a comportar-se segundo seu ponto e vista e seus movimentos. 

Câmera Nervosa
Cineastas do passado em constante busca de novas formas de expressar sentimentos pelas telas dos cinemas passaram a buscar atitudes alternativas para o uso da câmera. Uma delas foi tentar passar o desconforto e a incerteza da sequência através do balanço desconcertante da câmera no momento de gravação. 

Praticando os Movimentos






Referências:

Disponível em http://curtahistorias.mec.gov.br/images/pdf/dicas_producao_videos.pdf. Acesso em 28 de maio de 2017.

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