sexta-feira, 28 de julho de 2017

Experimentando Pixilation



Nosso projeto de animação vem experimentando diversas técnicas no decorrer do ano, trabalhamos animações com recortes de revistas, com desenhos e criamos diferentes cenários para as nossas histórias. Chegou o momento de vivenciarmos a técnica PIXILATION. O Pixilation permite que os alunos sejam protagonistas de suas próprias animações, possibilitando a percepção de si mesmo e do outro.

 O princípio utilizado nessa técnica é o do Stop-motion (movimento-parado) e possibilita pessoas aparecerem e desparecerem, deslizarem pelo chão, voarem. Oferecendo para os alunos a oportunidade da expressão criativa e do trabalho em grupo no desenvolvimento dos projetos.

Para criar a ilusão que uma pessoa está deslizando pelo chão é preciso utilizar um tripé para a câmera ficar fixa, este é um ponto muito importante para a técnica Pixilation.
Tendo a câmera devidamente enquadrada e fixa no tripé é bom fazer uma marcação com fita crepe do inicio e final do enquadramento, isso ajuda a orientar os alunos sobre o percurso que precisam realizar.

Como se existisse uma linha imaginária no chão, nos usamos a estratégia de tirar foto em cada quadrado do piso, os alunos foram deslizando centímetros até chegarem ao final do enquadramento, como explica a sequência abaixo:
 






Referências:
Magalhães, Marcos Cartilha Anima Escola : técnicas de animação para professores e alunos / texto Marcos Magalhães ; [organização Joana Milliet, Marcos Magalhães ; ilustrações Marcos Magalhães, Victor Pacheco]. -- 2. ed. -- Rio de Janeiro : IDEIA - Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário