domingo, 5 de junho de 2016

Caixa de Jogos do PNAIC inspirando nossos jogos no PowerPoint

Tendo como pressuposto as caixas de jogos pedagógicos de apoio à alfabetização que foram desenvolvidas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC), que foram entregues para as escolas, estamos desenvolvendo Jogos Educativos utilizando a ferramenta PowerPoint da Microsoft.
Entendemos que, a criação de jogos é um instrumento de ensino aprendizagem que estimula a criatividade, a capacidade de resoluções de problemas, o protagonismo, o trabalho em equipe e a autoria.  Sendo assim, as produções dos jogos educativos criados e desenvolvidos pelos alunos, servirão como banco de atividades para os alunos do ciclo de alfabetização.
Nessa perspectiva entendemos que o compartilhamento das criações autorais dos alunos é uma das maneiras de valorizar o trabalho desenvolvido, aumentando a autoestima e obtendo o feedback das produções, corrigindo e adequando prováveis erros que surgirem.
É importante salientar que estamos em uma sociedade tecnológica e é imprescindível a criação de novos espaços de aprendizagem na escola para os alunos desenvolverem novas habilidades. 



Essa é a caixa de jogos do PNAIC de língua portuguesa que vem nos inspirando na criação de jogos no PowerPoint.





Em breve publicarei no blog as criações dos alunos. Nosso primeiro jogo foi inspirado no Caça-Rimas. Aguardem!

11 comentários: