segunda-feira, 6 de junho de 2016

Jogo das Rimas desenvolvido pelos alunos é utilizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Podemos considerar que as tecnológicas sempre fizeram parte do cotidiano escolar. O lápis, a caneta, o caderno e os livros didáticos, que nem são pensados como tecnologias atualmente, forma propulsores de grandes transformações na educação e são essenciais, na maioria das escolas, até hoje. 
Os vídeos, os televisores, as lousas digitais, os computadores e os tablets são recentemente as ferramentas "revolucionárias” da educação, tendo em vista que o aluno contemporâneo utiliza essas novas habilidades tecnológicas para modificar o meio que vive.
Diante disso, os jogos pedagógicos ou educativos são ferramentas metodológicas muito utilizadas na educação atual. Sua linguagem atraente e motivadora desperta o interesse de alunos de diferentes idades, sexo, raça ou credo. Meus alunos do ciclo fundamental I (1º, 2º e 3º anos) chegam às aulas de informática "implorando" por jogos, todas as aulas e sem parar. No entanto, é importante não utilizar os jogos desconectados do currículo, pelo contrário, ele deve ser visto na escola como uma metodologia no processo de aprendizagem. 
Por essa perspectiva, durante o projeto de informática desenvolvido com os alunos dos 4º anos (Ciclo interdisciplinar) lancei o desafio de criamos alguns jogos de alfabetização no PowerPoint, tendo como pressuposto a caixa de jogos do PNAIC de Língua Portuguesa que temos na escola. 
No primeiro momento expliquei para os alunos que esses jogos seriam utilizados pelas classes que estivessem no processo de alfabetização e eles adoraram a ideia. Após alguns encontros o nosso primeiro Jogo estava pronto, inspirado pelo jogo Caça-Rimas da caixa do PNAIC. 


Registro dos alunos da EJA utilizando o Jogo das Rimas desenvolvidos pelos alunos do 4º ano (ciclo interdisciplinar) durante o projeto de informática.






























Um comentário:

  1. Boa noite, Regiane!

    Você tem um canal com o passo a passo para a construção desse jogo

    Obrigada,
    Vanêsa

    ResponderExcluir