Podemos
considerar que as tecnológicas sempre fizeram parte do cotidiano escolar. O
lápis, a caneta, o caderno e os livros didáticos, que nem são pensados como
tecnologias atualmente, forma propulsores de grandes transformações na educação
e são essenciais, na maioria das escolas, até hoje.
Os vídeos, os
televisores, as lousas digitais, os computadores e os tablets
são recentemente as ferramentas "revolucionárias” da educação,
tendo em vista que o aluno contemporâneo utiliza essas novas habilidades
tecnológicas para modificar o meio que vive.
Diante disso,
os jogos pedagógicos ou educativos são ferramentas metodológicas muito
utilizadas na educação atual. Sua linguagem atraente e motivadora desperta o
interesse de alunos de diferentes idades, sexo, raça ou credo. Meus alunos do
ciclo fundamental I (1º, 2º e 3º anos) chegam às aulas de informática
"implorando" por jogos, todas as aulas e sem parar. No entanto, é
importante não utilizar os jogos desconectados do currículo, pelo contrário,
ele deve ser visto na escola como uma metodologia no processo de
aprendizagem.
Por essa
perspectiva, durante o projeto de informática desenvolvido com os alunos dos 4º
anos (Ciclo interdisciplinar) lancei o desafio de criamos alguns jogos de
alfabetização no PowerPoint, tendo como pressuposto a caixa de jogos do PNAIC
de Língua Portuguesa que temos na escola.
No primeiro momento expliquei para
os alunos que esses jogos seriam utilizados pelas classes que estivessem no
processo de alfabetização e eles adoraram a ideia. Após alguns encontros o
nosso primeiro Jogo estava pronto, inspirado pelo jogo Caça-Rimas da caixa do
PNAIC.
Boa noite, Regiane!
ResponderExcluirVocê tem um canal com o passo a passo para a construção desse jogo
Obrigada,
Vanêsa