sexta-feira, 17 de junho de 2016

Relato do Projeto de Robótica I



Criando Repertório



Os alunos estão criando repertório das montagens estruturais do kit Atto através dos vídeos disponíveis no youtube, acredito que esse contato com projetos já estruturados facilite o processo de entendimento da utilização das peças estruturais e fixas e que após a apropriação dessas ideias, já existentes na web, os alunos possam ampliar seu olhar acerca do kit e construir suas criações autorais. 

Relato da Atividade

Os alunos foram desafiados a pesquisarem projetos de montagem disponíveis na internet, esse momento foi importante para despertar a curiosidade e a autonomia, alguns alunos ainda sentem dificuldades em percorrer os caminhos das pesquisas na web e precisam de estímulos verbais, ou seja, o professor “ditar” os caminhos necessários para chegar a um site de pesquisa como Google ou Youtube. Ao se depararem com as inúmeras possibilidades de criações ficaram empolgados e agitados.
No segundo momento pedi que eles se organizassem em dois grupos para a realização da montagem. Aqui percebi que o trabalho em grupo não é estabelecido com muita autonomia e meninos e meninas não se misturam. Nesse momento fui muita solicita como professora, como por exemplo, “Professora qual é o meu grupo?”, mas deixava claro que eles deveriam se organizar em grupos. Apesar de não ter estabelecido critérios foi formado um grupo de meninas e outro de meninos.

 Divididos em equipes, de cinco alunos aproximadamente, foram descobrindo como utilizar as peças fixas e estruturais do kit Atto. As montagens foram sendo desenvolvidas com o auxilio, em tempo real, dos vídeos.

As meninas conseguiram se organizar melhor na atividade e não dispersaram acerca dos seus objetivos, os meninos se envolviam com brincadeiras, dispersavam com facilidade e não acompanhavam o passo a passo descrito no vídeo. Os dois grupos compostos por meninas finalizaram o projeto, um grupo montou o guindaste (Fig. 1) e o outro a mobilete (Fig.2), já no grupo dos meninos houve uma desistência, por não conseguirem montar o projeto do guindaste  e uma montagem da moto (Fig 3) com bastante dificuldade.

Montagens dos Alunos







Fig. 1 Guindaste Pequeno
Fig. 2 Mobilete
























Fig. 3 Moto





Referências:

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gqKgOW1lqfs. Acesso em 17 de junho de 2016
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kh4rTchoE3U.  Acesso em 17 de junho de 2016
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZaYnPoMoI34. Acesso em 17 de junho de 2016















Nenhum comentário:

Postar um comentário